Os meus pinguinos

Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Maternidade II

De um extremo fomos quase ao outro, depois de ter visitado o hospital mais pequeno e quase de província agora foi a vez dos hospitais universitários. As instalações, como já me tinham dito, não são acolhedoras e os corredores são enormes. Claro que em termos de serviços oferecem muito mais e são especializados em nascimentos de risco/alto risco. Uma grande percentagem dos bebes que lá nascem são prematuros e com peso inferior a 1000g. Em relação ao parto a oferta é comparável ao que já tínhamos visitado com a diferença que as salas estão repletas de equipamentos médicos o que assusta um pouco, e tudo muito técnico.
No entanto se lá chegarmos e ainda não estiver na nossa hora mandam-nos de novo para casa, não há possibilidade de lá ficar.
O que achei bastante interessante foram os esclarecimento a respeito das células estaminais. Há duas possibilidades, doar o sangue do cordão umbilical para o banco do estado da Baviera que trabalha em cooperação com o hospital ou faze-lo através de uma empresa que prestam este tipo de serviços. As diferenças são que no primeiro como é doação todo o processo é gratuito e o sangue só será congelado se preencher os requisitos necessários. Se se optar pela forma comercial, os custos são relativamente elevados e não importa em que condições o sangue será congelado sempre mesmo que de futuro não venha a ter utilidade nenhuma.
Se as mães forem Rh negativo não faz sentido fazer o congelamento porque com a injecção que levam antes e depois do parte é contra-indicado. Na maioria dos casos a utilização/aplicação das células não é frequente e ao contrário do que a maioria pensa (e eu também pensava) em casos de leucemia (situação mais comum para o uso das células) não é aconselhável usar as nossas próprias células pelo facto de não haver certezas se as mesmas não contém a informação genética relativa a própria doença. De qualquer modo fiquei decidida a doar o sangue e o resto logo se verá.
Em relação as maternidade, a procura continua e vamos fazer mais umas visitas para o desempate...